domingo, 15 de abril de 2012

Correntes

Hoje recebi um e-mail da minha amiga Marcinha de Porto Alegre, com o título 'troca de receitas' e, a primeira frase: 'Estamos participando de um experimento coletivo, construtivo, e (espero) saboroso. Você foi convidado para fazer parte de uma troca de receitas.'. E a romântica aqui pensou 'Nossa, que bacana, estão me convidando para fazer parte de um blog de receitas!'. Fiquei tão entusiasmada que cheguei a comemorar!

Patético. Quando dei prosseguimento à leitura me dei conta que o e-mail, na verdade, trata-se de uma corrente.

Esses dias mesmo estava pensando que a prática de correntes é uma tradição bem antiga e que há muitos anos atrás eu as recebia em forma de carta. Isso mesmo, carta.

E lembro-me também que pelo menos uma dessas correntes veio com dinheiro dentro. Mas claro, como era uma corrente você deveria enviar a carta para 20 destinatários, cada uma contendo a mesma quantidade de dinheiro que você recebeu.

Ah tá. Não lembro o que fiz com o dinheiro, mas também não recordo de alguma corrente (impressa) que eu não tenha quebrado.

Afinal de contas: qual é o objetivo dessa prática???
Lola brochaska.com



15.04.2012

Pesquisando no banco de respostas do Yahoo encontrei essa:

Assim como os hoaxes, as correntes também têm por objetivo a captura de e-mails válidos. Entretanto, essas mensagens contêm um apelo diferente.

Seu texto conta histórias fictícias sobre pessoas que reenviaram a mensagem e, em seguida, receberam uma graça ou algo bom, e outras que, depois de ignorar a mensagem, perderam algum parente ou se envolveram em algum acidente desastroso. É falado, no final da mensagem, que você também terá sorte no amor ou com dinheiro caso reenvie a mensagem para um número mínimo de pessoas, e, ao contrário, terá um azar tremendo se ignorar a mensagem. A idéia é impressionar a pessoa e fazer com que ela encaminhe o e-mail para seus conhecidos por medo de que algo ruim aconteça.

Essas mensagens devem ser ignoradas e apagadas, não devendo ser respondidas e muito menos encaminhadas para amigos.

Rogers Tavares

Beleza. Também tenho essa linha de raciocínio. Mas quando nossos avós recebiam as correntes e-mails ainda não eram utilizados.
Então: qual o objetivo [primário] dessa prática?
Lola brochaska.com

2 comentários:

  1. Acho que é uma forma de espalhar uma informação...Que nem quando colocam um cãozinho todo machucado no facebook e te condenam "se você se importa, compartilhe!,como se, caso você não compartilhasse, seria como fosse favor da tortura..

    ResponderExcluir
  2. Realmente, é uma estratégia interessante quando o assunto é espalhar uma informação.

    ResponderExcluir

Construa sua opinião!